Powered By Blogger

terça-feira, 14 de junho de 2011

Estaria a Ficção Científica Morrendo? Nick&Carl Sagan Respondem

Lembram do Nick Sagan, o filho do Carl Sagan que era roteirista de Star Trek ?
Achei um comentário dele bastante interessante sobre os Caminhos da Sci-Fi Atual que eu havia comentado no post anterior:
"Para um gênero que se pretende olhar para o futuro, a Ficção Científica tem certamente olhado muito para trás nos últimos tempos.
Nostalgia é o que mais se vende, os leitores gastam seu dinheiro em livros que são tirados de filmes de sucesso, e das seqüências de séries de longa duração.
Sim, também há novos livros fantásticos de Ficção Científica (basta ver os últimos vencedores do Hugo para se ter certeza disso) mas cada vez mais leitores preferem universos já estabelecidos como Star Wars e Duna.
Nós estamos nos habituando com aquilo que é confortável. Não que tenha algo errado com isso. Mas levanta a questão para onde a Sci-Fi está indo.
A Sci-Fi americana caiu em um abatimento em parte pelo sentimento anti-científico que é prevalecente em nossa cultura ultimamente.
Estamos mais preocupados com a estética do que com a ciência. ('Não é sinistro o novo Ipod?’)
Não estamos nos fazendo as perguntas que importam, sobre nosso futuro, o futuro de nossa espécie, perguntas que a FC regularmente explora mostrando-nos o melhor e o pior do que podemos vir a ser.
Quando o mundo se achar inspirado por uma nova iniciativa cientifica, da escala de um programa Apolo, digo, energia renovável para proteger nosso planeta da mudança climática ou uma missão tripulada a Marte, onde nós podemos colocar nossos pés – então haverá um ressurgimento da FC e surgirá uma nova geração de leitores, e o gênero poderá ir por novos, inesperados e excitantes caminhos." Nick Sagan
Completaria o que ele disse com uma frase do pai dele:
“As visões que oferecemos aos nossos filhos formam o futuro. O conteúdo destas visões  é importante, pois elas se tornam profecias. Os sonhos são mapas . Não acho irresponsável descrever pesadelos terríveis , para evitá-los.Devemos compreender  que são  possíveis , mas aonde estão as alternativas, os sonhos  que nos motivam e inspiram ? Desejamos mapas realistas  de um  mundo  que possamos legar para nossos filhos. Onde estão os cartógrafos do desígnio humano , onde as visões de futuro cheio de esperança, de uma tecnologia que seja  a ferramenta para o aperfeiçoamento humano e não um revólver com um gatilho sensível apontado para nossas cabeças.”Carl Sagan

Nenhum comentário:

Postar um comentário