Powered By Blogger

terça-feira, 1 de março de 2011

Conhecimento: A Fronteira Final

Durante um curso universitário, muitos estudantes simplesmente contentam-se a um mero “arroz com feijão”, somente absorvendo os conteúdos e não buscando um maior aprofundamento.  Além disto, tendem a seguir uma uniformidade de idéias, o que é pernicioso para o pensamento científico, levando a uma estagnação do conhecimento, limitando-se a um pragmatismo utilitarista. Desta maneira os alunos devem ser criativos e principalmente pesquisadores, buscando novas fontes de informações a fim de desenvolver novas teorias que serão as bases das tecnologias do amanhã.
Estamos em uma era, marcada pelo grande avanço das telecomunicações  e da informática que permitem a difusão  e a análise  das informações em tempo real. Cabe ao pesquisador saber encontrar e interpreta-las  de forma crítica, analizando  com cautela todas as alternativas  possíveis, porém aberta a novas  interpretações, por mais inusitadas que estas possam parecer.É através da pesquisa, da busca incessante do conhecimento, que as grandes descobertas da humanidade foram possíveis, das astronaves que exploram o os confins do sistema solar, as vacinas que salvam milhares de vidas em nosso planeta e muitas outras maravilhas do mundo.
Assim, os universitários devem ser curiosos, questionadores, seguindo os seus sonhos e ideais, explorando ao máximo as novas capacidades tecnológicas e suas próprias habilidades ao máximo, não limitando-se ao trivial. Encarando os seus estudos com esta característica, os alunos estarão realizando uma verdadeira jornada pelo saber, “audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário